terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O PERÍODO DE ESTÁGIO NO CAIC

As quatro semanas de estágio realizado na escola Dr. Joel Coelho Sá (CAIC) no bairro do Jequiezinho foi sem dúvida marcada por grandes aprendizados. Posso dizer que no decorrer desde período de atuação busquei fundamentos em vários teóricos de Skinner a Freire como apoio para referenciar a minha prática. Nesse sentido o estágio apareceu como um momento não só da prática, mas principalmente como uma articulação e mobilização de diversos saberes teóricos construídos ao longo do curso.
As primeiras semanas foi uma fase de adaptação tanto da turma como para nós estagiárias nesse período para mim o nível de tensão foi maior, talvez pelo fato de nunca ter vivenciado uma experiência de regência com alunos de alfabetização, acredito que este inicio da docência tenha sido mais difícil.
Porém já nas semanas seguintes o trabalho fluía de forma mais tranqüila, apesar de alguns dilemas presentes como a indisciplina da turma me sentia mais confiante e segura nas decisões tomadas perante as situações problemáticas.
Em alguns momentos no decorrer do estágio ficou inviável concluir uma proposta de aula por conta dos transtornos gerados pela indisciplina dos alunos acredito que este foi o dilema mais presente vivenciados. O fato é que muitos profissionais da área não aceitam que às vezes a indisciplina e dispersão da turma podem esta associada à metodologia do professor.
Dentro desta perspectiva buscamos dinamizar as propostas de aulas e atividades trazendo recursos que pudessem tornar o trabalho mais atrativo e estimulante para os alunos, criando meios para que todos interagissem de forma ativa.
O período de regência me oportunizou constatar também que a prática docente é repleta de desafios na qual se faz necessário um embasamento de conhecimentos associados à pesquisa constante e reflexão como forma de tentar superar as dificuldades encontradas. Nesse sentido, busquei refletir sobre a minha prática tentando descobrir novos caminhos para que o meu trabalho pudesse ser desenvolvido da melhor forma, e acima de tudo propiciando condições de aprendizagem significativa para a turma.
Acredito que as possíveis mudanças relacionadas à prática docente só acontecem mediante a ação reflexiva e reflexão da ação no sentido de um trabalho resignificado e reavaliado através dessa reflexão.
Aprendi ao longo desta rica experiência de estágio que ter longos anos de experiência como docente não se resume em ser um bom professor. É preciso que o trabalho passe por um processo de reciclagem diária no qual o profissional se reinvente e se possa colocar também como um aprendiz constante das suas próprias ações, aprendendo a aprender. A valorização da troca é indispensável neste contexto, assim como o respeito ao outro e principalmente o olhar do professor que confia no desenvolvimento das potencialidades dos seus alunos estimulando a autonomia, a visão crítica e favorecendo as relações de ensino e aprendizagem no qual o aluno possa se perceber enquanto sujeito construtor e transformador da sua própria história.
Enfim, finalizei mais esta etapa muito feliz e me encontrando nesta profissão que escolhi para minha vida. Sem dúvida alguma foi um momento de crescimento tanto profissional quanto pessoal e que só foi possível também por que não estive sozinha nesta caminhada. Resumo em um trabalho muito produtivo e harmonioso ao lado da minha parceira Gleide onde tive oportunidade de aprender muito com ela e com certeza também aprendemos juntas em espírito de parceria, amizade e respeito mútuo.
Não poderia deixar de ressaltar também a importância da presença constante das minhas outras companheiras no período de estágio do turno vespertino são elas: Ray, Michele, Jussi, Letícia e Mille foi muito bom tê-las por perto. Quanto aprendizado!!! Nos unimos e nos apoiamos muito desde a construção do projeto até o término do estágio, parceria indispensável!!! Essas meninas vão deixar saudades. E agradeço também ao apoio da coordenadora do estágio Socorro Cabral pelo vínculo de amizade e confiança estabelecido entre nós, pois isso nos ajudou bastante. OBRIGADA A TODAS VOCÊS!!!!



,

4 comentários:

  1. Oi Ivina,

    Vc trouxe excelentes reflexões vivenciadas no estágio,quando colocou a importância da mobilização de diferentes saberes. Deixou claro esse período de turbulência na formação inicial marcado por angustia e um tateamento constante. Continue na profissão sem abrir mão da reflexão e da pesquisa.
    Sucessos...

    Socorro Cabral

    ResponderExcluir
  2. Ívina,

    Apesar de todas essas angústias, gostaria de registrar aqui as minhas impressões com relação a sua atuação no Estágio. Vc e Gleide foram se superarando a cada dia e conseguiram fazer daquele momento um momento prazeroso e dinâmico de muito aprendizado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ívina concordo com Letícia você e Gleide foram 10!!!Superaram minhas expectativas e acho que a de vocês também!!Foi muito bom passar esse período com vocês!!!bjoo

    ResponderExcluir
  4. Olá, sempre venho até este site para ler mais sobre os diversos assuntos nele abordados. Nem sempre deixo comentários porque prefiro apenas ler e usar no meu dia a dia o que aprendo. Dessa vez, porém, quis escrever porque hoje é meu aniversário e também porque comecei algo bem legal para contribuir com a comunidade de blogueiros. Escrevi um artigo para falar mais disso e nele falo as frases de amor para status

    ResponderExcluir